Tínhamos um compromisso no Rio, casamento de meu primo, e mamãe queria ir antes, para ver se tinha algo que prestasse no Saara. Minha madrinha morou no Rio, minhas férias eram sempre lá e conhecemos a cidade de cabo a rabo, por isso, planejei passeios em lugares que não conhecíamos, como no Aqua Rio, que é novo, e pensei no Projac.
É só dar um google em "globo plateia" e aparece o link da página de inscrição. Escolha o programa, a data e cadastre vc e seu acompanhantes. Alguns programas só aceitam caravana, outros é bem difícil e o mais fácil, com data disponível na data em que estaríamos no Rio, era o Encontro com Fátima Bernardes. E lá fomos nós, mesmo sabendo que ela, a Fátima, estaria em férias. A Globo não paga nada pra platéia, nem hospedagem, nem transporte e saporra é longe pra caralho! Do Centro do Rio até o Projac, na Estrada dos Bandeirantes, gastamos mais de 1 hora e 80 reais de uber na ida e 100 reais na volta. Num é brinquedo, não!!!
Desde que vc se inscreve, passa a receber emails da produção do programa, com instruções (não pode maquina fotográfica, nem roupas com marcas aparentes) e pedindo que, caso não possa comparecer, para avisar. O programa é às 10:30h, mas vc tem que chegar lá às 8 horas. Recebe um lanche bem bacana, farto mesmo, e preenche uma ficha autorizando uso de sua imagem e voz. Tem que trancar as bolsas, mas pode levar celular.
Logo, tem-se uma reunião com a produção do programa, que informa a pauta e faz perguntas, porque se alguém tiver algo para contar sobre o tema será entrevistado ao vivo. Segue-se uma reunião com o animar de palco, onde a gente aprende os sinais que ele fará para a hora que tem que bater palma, a hora que tem que gritar "uhuuu", hora de levantar, hora de sentar e quando pode e quando não pode tirar fotos e usar o celular.
Daí, seguimos para o estúdio do programa, em fila indiana, tudo vigiadinho, com seguranças, bombeiros civis e técnicos de segurança do trabalho. No caminho, passamos pelos estúdios das novelas e do Vídeo Show, mas acho que por ser muito cedo, não topamos nem com figurantes, que dirá atores rsrsrs
Vá logo ao banheiro, pois se fizer hora e ficar por último na fila, vc fica no pior lugar da plateia e não aparece no programa. Foi o que aconteceu conosco. O ideal é que vc fique do meio para a frente na fila.
Chegando ao estúdio, antes da fila entrar, eles separam quem vai dar entrevista sobre o tema da pauta. Por isso, fiquei separada de minha mãe e minha tia. Eu seria entrevistada, porém, o programa Bem Estar, no dia, se prolongou muito, isso atrasou o Encontro e não deu tempo de entrevistar todo mundo. De qq forma, me colocaram lá na frente e apareci bastante rsrsrsrs. Quando vc entra separado dos demais, vc vê a produção preparando o programa e o cantor convidado ensaiando. No nosso caso, foi o Pretinho da Serrinha que é mega simpático e mesmo sem parar o ensaio, interage com a gente, cumprimentando, sorrindo, fazendo gestos e tal. Muito fofo!
Aí, depois que entra todo mundo, entram os apresentadores do programa que naquele dia eram o Lair Renó e a Patrícia Poeta, ambos simpatissímos, ele, então, engraçadíssimo, faz piada o tempo todo, brinca com a plateia, com a produção, com os câmeras, uma delicia. Eles gravam as chamadas, o marketing e fazendo alguns ensaios. Depois, entram os artistas convidados e mais alguns minutos começa o programa.
Não vale a pena assistir o programa na plateia! Só vale para saber como acontece, mas no final das contas vc não assiste nada, porque os câmeras e cabo mans ficam na sua frente, os convidados ficam quase de costas pra plateia e vc tem que prestar mais atenção no animador de plateia, para levantar, sentar, bater palmas e gritar “uhuuuuu” na hora certa, e quase não vê os debates.
Depois que o programa acaba, eles pedem pra gente não ir embora, para tirar foto com os apresentadores para colocar no site da Globo. Mas, primeiro, eles tiram fotos com os convidados, com os entrevistados, são interpelados com pedidos de selfie e só então vêm até a gente. Daí, faz-se novamente a fila e seguimos para a portaria para ir embora. Os idosos, eles colocam naquele carrinho que os artistas usam pelo Projac. Retornando à portaria, todo o acolhimento inicial some e faltam meter pé na sua bunda para vc desocupar o lugar. Sequer dão tempo de vc comer o resto do lanche que vc guardou. E olha que eu estava com duas idosas! Ainda assim, pediram que nos retirássemos rsrsrs. Já era meio dia quando pedimos o uber de volta.
Bom, é isso! Valeu? Demais da conta! Voltarei? Não rsrsrsrs