Irritada!

As pessoas têm a cultura de crer que quem está em destaque é o bam bam bam do negócio. Claro! Se ele se destaca, é pq tem a competência reconhecida. Mas não é assim!

A Rádio Itatiaia (a melhor de MInas, em termos de informação), tem o péssimo hábito de aceitar patrocínio de advogados que vão nos programas responder perguntas previamente preparadas. Os fdps desses colegas, ao invés de dizer que não sabem, que não é a área deles, respondem com mera leitura de artigo e falam merda. Isto acontece sempre. Sempre!

Isso me irrita profundamente, pq o cliente chega no meu escritório e não acredita em mim, ao argumento de que não foi isso que o advogado da Itatiaia falou. Eu tenho trabalho dobrado pra convencer a pessoa que o advogado falou coisa errada na Rádio ou que o que foi dito, de modo geral, não se aplica à grande maioria dos casos.

Sem contar casos de clientes que procuram os advogados anunciados na Rádio, são roubados (isso mesmo! pagam com sacrifício e depois sequer conseguem ser atendidos no renomado escritório, e ficam sem nenhum conhecimento do andamento do caso) e me procuram para resolver a questão, mas pedindo pelamordedeus um descontaço nos honorários, porque já pagou tudo que podia pro "advogado da Itatiaia". Dureza!
 
Pois é! Eis que estou aqui, neste sábado fresquinho, ouvindo a Rádio Itatiaia. E surge uma advogada respondendo pretensas perguntas de ouvintes (não são feitas ao vivo). E numa pergunta sobre usucapião, a nobre colega, do alto de sua sapiência (alto conhecimento) demonstra toda sua ignorância e falta de interesse em aprofundar uma pesquisa quando questionada.
 
Ela começa a discorrer sobre os requisitos para concessão de usucapião urbano (dentro da cidade):
- área de 250m2; ok!;
- exigência de boa-fé; opa!; há previsão também para a má-fé, o que aumenta o tempo da posse;
- inexistência de brigas ou guerra; o quêêêêêêêêê??? 
 
Uma das primeiras coisas que explico aos meus alunos é não ir em dicionário comum procurar significado de termos jurídicos. Os exemplos clássicos:
- lei ordinária; no dicionário comum seria uma lei de pouca importância; coisa de pouco valor, no sentido pejorativo; mas juridicamente, uma lei ordinária é uma lei comum, uma lei que tramitou sem quórum especial;
- incompetência para determinado ato; no dicionário comum, seria falta de discernimento, de conhecimento; mas juridicamente, incompetência é falta de previsão legal que autorize a prática do ato.
 
Enfim, se advogar fosse meramente ler leis, com a compreensão comum, bastaria ter ensino fundamental completo. Qualquer um na quarta série de grupo já sabe ler com desenvoltura.
 
MAS NÃO É ASSIM! Você não fica 5 anos na faculdade pra sair de lá lendo textos normativos como se tivesse só o ensino fundamental.
 
Fechando este parágrafo, voltemos ao usucapião.
 
Um dos requisitos do usucapião é a posse MANSA E PACÍFICA! Ou seja, a permanência no imóvel (posse), por um determinado período (que vai variar conforme o caso, inclusive em relação à má-fé), sem que qualquer outra pessoa tenha lhe feito oposição. Oposição, neste caso e tomar alguma providência pra retirar você do imóvel alegando ser o verdadeiro dono.
Posse mansa e pacífica = inexistência de oposição = não existir outra pessoa dizendo ser o dono do imóvel.
Mas o que respondeu a douta causídica na Rádio Itatiaia, para Minas e o Mundo?
Ela disse que posse mansa e pacífica é você permanecer no imóvel sem brigas ou guerras.

Eu mereço?!
Eu não mereço!
Já não basta o custo que é enfiar determinados conceitos na cabeça de clientes que nos procuram desesperados, ansiosos, querendo ver seu direito valer a todo custo, ainda tenho que ficar explicando que não se deve dar crédito aos colegas de profissão que respondem dúvidas nas Rádios.

Alguém vai acreditar em mim?

Rádio Itatiaia, minha querida, minha companheira de décadas, PARE DE ACEITAR PROFISSIONAIS QUE PAGAM PRA FALAR BESTEIRA NO MICROFONE!
CONTRATE os verdadeiros expoentes da área, os renomados nos assuntos! Ou convide os presidentes das comissões da OAB. Facilite a vida de quem advogada árduamente e que tem o cuidado e o carinho de orientar adequadamente a todos que o procuram (sem cobrar consulta, rs).

Bom final de semana a todos!




Nenhum comentário: