Dia 02/05 tivemos assembleia convocada pelo sindicato e não pude comparecer, em razão da perda de uma prima. No dia seguinte, soube pelos grupos de zap que um senhor, colega nosso com formação jurídica, levou documentos e acusou o SISIPSEMG de ter entrado com uma ação judicial para retornar a contribuição confederativa que caiu com a Reforma Trabalhista. Contaram ter havido bate boca com a direção do SISIPSEMG e que foi um fuzuê.
A princípio não me importei. Todos os sindicatos fizeram isso, mas só obtiveram ganho de causa aqueles cujos trabalhadores pediram, em assembleia, a volta do desconto.
Fui procurar saber quem era o tal senhor e me disseram tratar-se de Hugo Marcondes, colega que todos respeitam pela competência e profundo conhecimento do IPSEMG. Uma pessoa, de fato, ímpar. Porém, nunca afeito a comparecimentos espalhafatosos em assembleias do sindicato. Achei muito estranho isso.
Pedi um amigo que obtivesse cópia da ação em que o sindicato pede o desconto de volta. O susto foi enorme. No processo foi juntada ata de uma assembleia da categoria pedindo de volta a contribuição federativa, ocorrida em 19/01/2018. Como assim?! Eu vivo com nariz pregado no site do Sisipsemg e não vi isso??? Pesquisei mais um pouco e descobri que:
1) Todas convocações para as assembleias são publicadas nas redes sociais do sindicato, bem como, logo após, são publicadas fotos da assembleia; exceto a do dia 19 de janeiro: não houve convocação em rede social nem foi postado fotos da mesma.
2) Nenhuma (raríssimas) convocação para assembleia é publicada no Diário Oficial; exceto a do dia 19 de janeiro: foi publicada dia 18.
3) Nenhuma (raríssimas) assembleia ocorre nas dependências do Sindicato, mas sim na porta do HGIP ou outro local onde caibam muitas pessoas; exceto a do dia 19 de janeiro: foi realizada "a portas fechadas" na Sede da entidade.
É certo que a lei não aponta como deve ser feita a convocação e desde que ela exista, a assembleia é válida. Porém, os 3 itens acima apontam indícios de má-fé e é impossível ficar assistindo o Sindicato (pela milionésima vez) nos fazer de trouxas.
Juntei provas de tudo e ia procurar o Ministério Público hoje, dia 04. Porém, lembrei que havia visto no cópia do processo que a audiência para retorno da contribuição seria hoje cedo. Então, fiz diferente: fiz denúncia no MP pelo site da entidade e hoje cedo fui à Justiça do Trabalho e levei tudo para o advogado do IPSEMG usar contra o Sindicato, no momento oportuno (a audiência de hoje não iria discutir o mérito da questão).
Claro que fervi de ódio ao ver a falcatrua que fizeram. Mas também fervi de indignação. Por que o colega Hugo Marcondes, advogado de primeira linha em se tratando de assuntos do IPSEMG, não tomou as providências que tomei, ao invés de fazer fuzuê em assembleia? Tem algo no ar que ainda não entendi...
Em privado, recebi várias manifestações: que ele está com o IPSEMG-FORTE e o pessoal da Chapa 2, querendo tomar o Sindicato para depois obter cargos na Administração do Instituto; que ele é amigo da Direção do SISIPSEMG e que aquilo não passou de teatro e mais um tanto de coisa. Sinceramente, não sei. Só sei que de fato, ele poderia ter denunciado no MP e encaminhado à Procuradoria e não o fez. Isso por si só me causa estranheza.
Bom, é isso! Agora os documentos estão no MP e com o advogado do processo. Se vai dar em algo, não sei. Ando muito decepcionada com Ministério Público e outras instituições, um dos motivos da minha pré-candidatura.
Abaixo, a ata da tal assembleia em que "nós" consentimos pelo retorno da contribuição sindical confederativa, por unanimidade.
2 comentários:
Prezada Adriana,
Com os cordiais cumprimentos registro esclarecimentos que reputo como importantes quanto ao texto "É golpe!" .
Na última quarta-feira, dia 02/05/2018, fui chamado pela minha chefia imediata e indagado quanto à iniciativa do SISIPSEMG de postular em juízo a retomada da contribuição sindical de forma compulsória para os servidores do Instituto.
Não imaginava que o SISIPSEMG teria a coragem de propor tal iniciativa, sem ampla e prévia discussão com a categoria.
Informado do número do processo e fiz impressão das informações possíveis de serem obtidas via PJE.
Participei da assembleia do dia 02/05/2018 e abordei a Tieta sobre a demanda judicial, registrando a minha estranheza e revolta quanto àquela iniciativa, sem a prévia e ampla discussão do tema com a categoria.
Registrei não ter tido ciência do edital de convocação e questionei ainda o fato do resultado da assembléia não ter sido divulgado no sítio do SISIPSEMG.
Na manhã de ontem fui informado da repercussão da minha iniciativa junto ao grupo de WhatsApp Ipsemg mais forte, contendo afirmações totalmente inverídicas quanto à minha conduta e aos meus interesses pessoais.
Hoje tive ciência da sua manifestação neste blog.
Apresentadas estas considerações esclareço:
1- Pela sua iniciativa ficou devidamente evidenciado que a conduta adotada pelo SISIPSEMG não foi correta.
2- O meu relacionamento com a atual diretoria do SISIPSEMG objetiva apenas o avanço nas conquistas de melhorias funcionais para os servidores do IPSEMG. Não tenho qualquer interesse em participar de movimentos políticos partidários e tão pouco de compor chapa para disputar a direção do SISIPSEMG.
3- Fui acusado por colegas que participam do grupo IPSEMG mais forte de ter guardado segredo das informações relativas à demanda judicial proposta pelo SISIPSEMG por possuir interesses com a atual diretoria do SISIPSEMG e, pior, de ter interesse em participar da diretoria do referido sindicado, seja pela diretoria atual ou por outra que vier a representar a nossa categoria. Este pensamento não é correto. Não tenho qualquer interesse nem intenção.
4- Minha participação nas assembleias realizadas pelo SISIPSEMG e nas reuniões realizadas na CAMG não tem por objetivo a conquista de qualquer cargo, como foi sugerido por colega no grupo de WhatsApp Ipsemg mais forte.
5- Os colegas que trabalham na CAMG estão se reunindo, de forma espontânea, toda manha, no horário de 10:00 às 11:00h, no hall do 3º andar do Edifício Gerais, realizando um movimento de vigília, com o objetivo de pressionar o Governo, a atual administração do IPSEMG e o SISIPSEMG a cumprir os 9 itens da ata que foram acordados e, principalmente, concluir a revisão do plano de carreira e vencimentos do IPSEMG. Estamos incomodando a todos!
Agraceço a sua atenção e espero que você continue nos ajudando na luta por melhor condições de trabalho, melhores salários e uma representação sindical que realmente seja digna dos servidores do Instituto.
Meu endereço de e-mail para contato é hugomrjr@hotmail.com e meu celular 31 99206-4998
Atenciosamente
Hugo Marcondes dos Reis Júnior
Prezado Hugo,
Obrigada pelos esclarecimentos!
Publiquei seu comentário hoje em forma de texto no blog.
abs
Postar um comentário