Você conhece seu candidato?

Você conhece seu candidato a Prefeito e seu candidato a Vereador? Normalmente, não. A gente vota por ouvir falar numa determinada pessoa e saber um pouquinho da vida pessoal e/ou profissional dele. Por isso, aliás, a importância das lideranças, como citei no texto de semana passada. É nas lideranças que temos que confiar, pois elas irão negociar com os candidatos e escolher aquele que julgarem mais sensíveis aos interesses da comunidade.

Bom, este ano conheço, e bem!, meu candidato a vereador. Mas isso não é comum! Assim, pensei em passar um questionário para que você eleitor ou você liderança analise o perfil do candidato antes de iniciar com ele qualquer negociação para elegê-lo. Abaixo, as perguntas.

1. Quem é o candidato como pessoa?

2. Para você, o que é fazer política?

3. Por que decidiu entrar na política?

4. Por que você resolveu ser candidato a vereador?

5. Por qual partido disputará as eleições e porquê o escolheu?

5. Qual é o papel do vereador?

6. Como será sua atuação, se eleito, na Câmara?


Encaminhe este questionário a seu candidato ou à liderança de seu bairro. Não é difícil analisar as respostas. Eu sei que você vai dizer que “papel aceita qualquer coisa”. Concordo, mas é fácil identificar frases clichês, respostas padrão, textos sem conteúdo, respostas vazias, palavras difíceis, discurso muito pomposo. Isso por si só já seria suficiente para descartarmos o candidato. Quem trabalha para o povo, quem gosta de lidar com pessoas, tem que saber se expressar de maneira simples e sabe a importância de se fazer compreender por qualquer um.

É isso! Não se omita votando em branco ou anulando seu voto. Tenha um pouquinho de trabalho e escolha bem seu candidato. Se não quiser fazer isso, procure uma liderança e dê seu voto ao candidato que ela indicar. Nós temos muitas maneiras de colaborar com a mudança que queremos e invalidar seu voto não é uma alternativa “decente”.

Muita luz para todos nós!

Nenhum comentário: